Seguidores

24 de junho de 2008

Uma das raízes dos nossos problemas

Por trás de muitos dos grandes problemas da humanidade sempre conseguimos visualizar a ganância em quase todos eles como sua raiz principal. Quer seja nos golpes aplicados contra o povo, contra o erário ou em ações isoladas sempre idenficamos a ganância como mãe das causas que levam o cidadão comum ou os grandes criminosos do colarinho branco a praticarem delitos.
Como poderíamos explicar a participação de homens públicos normalmente com situação financeira estável e ótimos vencimentos a se jogarem de cabeça em falcatruas em busca de maiores fortunas, arriscando o seu nome e a sujar de lama a dignidade de sua família?
Como poderíamos entender que empresários venham a sonegar impostos, justo eles que normalmente investem pesado nas campanhas milionárias de políticos para depois aplicarem golpes na receita federal e nos tributos que os mais simples não o fazem.
Claro que a ganância não é fator exclusivo de explicação para a alta taxa de criminalidade em nosso país, mas tem uma participação muito grande nessa imensa teia de corrupção, desmandos e golpes aplicados diariamente em nosso Brasil.
Nesse país tão imenso tanto quanto generoso, não existe um só órgão que manipule verbas onde não foi praticado um ato ilícito ao menos durante os últimos anos. Veja a listinha recente: Roubo ao Banco Central, desvio de verbas do PAC, emissão de CNH falsa em São Paulo, corrupção no Detran do RS, golpe da adulteração do combustível em postos de SP, golpe das aposentadorias e benefícios falsos na Bahia, desvio de verbas, envio de fortunas irregulares para contas em paraíso fiscais, enfim, ficaria noite e dia listando golpes praticados no nosso Brasil.
Tudo isso por falta de investimento em Educação, cultura, justiça social, igualdade de oportunidades e o fomento por parte das autoridades de novos empregos com carteira assinada. Além de eliminarmos a impunidade do nosso território, pois ela é também a responsável por boa parte de todos os crimes ocorridos em nossa sociedade. Desde a pichação de logradouros públicos até um homicídio.
Senão fosse assim, como explicar o elevado número de motoristas (pretensos) dirigindo sem habilitação ou completamente embriagados por nossas estradas? A junção da ganância com a impunidade é letal para os destinos de uma nação. É preciso que a sociedade civil exija de seus representantes o fim dessa situação que nos envergonha, preocupa e aflige desde sempre.
Como? Cobrando com seriedade nossos políticos, incomodando-os com mensagens, telefonemas, abaixo-assinados, envio de matérias para rádios, televisões e jornais. Temos de nos unir, em nossa família, condominio, rua, bairros, enfim, exercermos nossa cidadânia de forma plena.

Nenhum comentário: