Seguidores

10 de julho de 2008

A chacina na Santa Casa de Belém - PA

Em contraste absoluto com a fortuna arrecadada mensalmente com impostos em todo país a saúde pública do Pará agoniza e vê a Santa Casa de sua capital fornecer números assustadores e dignos de um país de terceiro mundo. O difícil é aceitar depois que números favoráveis sejam divulgados levando em consideração o bom desempenho do sudeste, o que faz com que a média seja regular no âmbito do país.
Desde o início do ano até ontem morreram duzentas e sessenta e duas crianças recém nascidas na Santa Casa de Belém do Pará. Um número assustador que faz com que tenhamos um óbito a cada dezessete horas aproximadamente.
O governo estadual que está nas mãos do partido do presidente Lula desde 2006, deve explicações imediatas à sociedade brasileira e desculpas ao povo paraense. Não adianta dizer que as coisas estavam assim ou assado, pois impossível à governadora dizer que não tinha tomado conhecimento da situação antes ou durante esse período.
Quantas crianças terão de morrer até que Lula e a Governadora do PT do Estado do Pará consigam fazer alguma coisa de concreto e inteligente para evitar que mais um óbito aconteça por falta de profissionais competentes, higiene e uma administração digna de um hospital público?
De janeiro a julho praticamente uma criança recém nascida morreu por dia no interior imundo dessa Santa Casa, sem que nenhum medico, nenhum burocrata medíocre ou algum político tenha tomado alguma providência. Claro, a morte não era de nenhum de seus parentes e sim do povo pobre do norte do Brasil.
Nessas horas eu pergunto, por onde andam os membros daquele movimento natimorto coordenado pela OAB apelidado de “CANSEI”? Aliás, será que ao menos um advogado trabalhará gratuitamente para os pais que perderam seus filhos poderem processar o Estado?
Aos ricos o Incor aos pobres a Santa Casa de Belém do Pará, pois é assim que se viram os políticos que passam mal, pegam um jatinho fretado pelo governo ou empreiteiras e voam para SP, para poderem se cuidar no melhor hospital do coração do Brasil. Enquanto isso o povo vê seus recém nascidos morrerem no meio da sujeira e da hipocrisia de um sistema falido de saúde.
O povo paga imposto compatível com países do primeiro mundo e recebem em troca saúde de países africanos, habitação em palafitas, segurança parecida com a do Haiti. Enquanto isso Lula viaja pelo Vietnã e faz discursos incompatíveis com a nossa realidade. Será que algum burocrata federal esteve em Belém de janeiro a julho para relatar ao presidente a chacina que está em curso na Santa Casa?
A cadeia é pouco para os responsáveis diretos e indiretos por tal descaso e pela omissão, pois se não fizeram nada desde a primeira morte ocorrida no início do ano, são criminosos e deveriam responder pelas mortes de 262 crianças em solo paraense.

Nenhum comentário: