Seguidores

24 de janeiro de 2009

O viés cruel das montadoras

A sanha governista por mais impostos e pela manutenção de um Estado arrecadador e incompetente não tem fim jamais. Enquanto convive com gastos absurdos para poder manter sua estrutura gigantesca com mais de 37 ministérios e uma infraestrutura de dar inveja pela forma nababesca que arrecada e consome nossos recursos, o governo federal impõe à sociedade uma ditadura dos impostos.
Agora estamos convivendo com uma crise que afeta a economia mundial, essa crise mal chegou ao Brasil e já começa a mostrar a faceta mais cruel dos nossos empresários gananciosos e sem um mínimo de ética.
Um exemplo concreto é dado pelas montadoras que aqui instalam seus parques industriais, ganham fortunas, conseguem manter o balanço das suas matrizes e ainda recebem dos nossos governantes um tratamento diferenciado em relação aos impostos e tributos que deveriam recolher.
Ou seja, recebe de graça, isenção de impostos municipais, estaduais e federais por até dez anos. Contratam empregados por salários abaixo do mercado e lucram muito por anos a fio sem reclamar de nada. Até que acontece uma crise cujos brasileiros nada tem a ver, os gananciosos perdem dinheiro nas bolsas de valores, em especulação imobiliária e resolvem punir os empregados com a demissão sumária.
Os governantes bonzinhos que concederam isenções tributárias, nessa hora somem do mapa e da mídia, deixando os metalúrgicos ao Deus dará, sem auxílio algum. É um verdadeiro golpe do conto do vigário, o país recebe a multinacional, apóia, isenta de impostos, investe em estradas e infraestrutura e depois percebe que as empresas não têm nenhum compromisso com o nosso povo, com o nosso governo e muito menos reconhece os empregados como seus parceiros.
O setor de autopeças é quase tão nefasto quanto o das montadoras, seus empregados tem baixa remuneração, os preços praticados pelo setor são os maiores do mundo, não importando se a peça é ou não para veículos nacionais ou importados.
A ganância e a falta de compromisso com parceiros e colaboradores é marca registrada no setor automotivo nacional, bem diferente das propagandas promovidas por eles o ano inteiro. Aliás, o gasto com esse item supera em muito, o que deveriam investir em ética e qualidade de seus produtos.

Nenhum comentário: