Seguidores

31 de janeiro de 2009

Uma licitação pra lá de estranha

Recebi outro dia uma mensagem pela internet, onde constava uma informação sobre uma licitação para a aquisição de quinze milhões de saches de gel lubrificantes. A licitação estava sendo conduzida pelo Ministério da Saúde do Brasil, fato comprovado através de uma pesquisa realizada junto ao site institucional daquele ministério.
O mais estranho nessa licitação é sabermos o porquê dela existir, quem no governo em seu Ministério da Justiça poderia justificar esse gasto absurdo com tal produto que entre outras coisas jamais foi item essencial para a saúde pública por exemplo. Saúde essa que carece de médicos na maior parte do país, medicamentos para os mais necessitados, hospitais com leitos disponíveis e equipamentos em pleno funcionamento para atender a enorme demanda.
Ao invés de investimento sério em itens que venham a favorecer milhões de brasileiros carentes de saúde pública percebemos que o governo quer torrar nosso dinheiro em gel lubrificantes. Talvez seja para a classe média usar na hora de ter de enfiar “goela” abaixo tantos impostos inócuos.
A verdade é que não há planejamento no governo brasileiro para nada, exceto a cobrança de impostos, algo que os nossos governantes leva muito a sério. De resto, inexiste a correta alocação de recursos naquilo que efetivamente é necessário para o povo mais carente do país.
Ao invés de torrar milhões com a compra de quinze milhões de saches de gel lubrificantes seria muito melhor que o mesmo ministério comprasse então “óleo de peroba” para que os membros do governo passassem nas suas faces sempre que fossem justificar compras e ações como essa do gel lubrificante.
No norte e nordeste além da região centro oeste o atendimento médico é precário para o povo daquelas regiões que com certeza não optariam jamais pelo investimento governamental de milhões de reais em gel quando faltam estoques de sangue, equipamentos para exames de raio X, ultrassonografias, entre outros mais importantes.
Mas como sempre, as justificativas são muitas e sempre muito bem elaboradas, exceto pelo fato de esquecerem de ouvir o povo para saberem realmente a onde a sociedade civil quer que o seu dinheiro seja investido centavo por centavo. A isso se chama transparência e participação popular nos destinos de uma nação, algo que está muito longe de ocorrer em nosso país.

Nenhum comentário: