Seguidores

30 de agosto de 2009

Belchior saiu de cena

Ele é apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindos do interior. E de repente some sem deixar pistas, sem deixar fortunas, sem incomodar ninguém, não deixa quase nada além de seu talento quase todo construída com ricas melodias e belas letras.
Ele saiu de cena sorrateiramente, poucos perceberam seu desaparecimento, ninguém sabe onde e nem com quem está e por que resolveu se distanciar de seu violão, do seu palco e de suas músicas.
Não consta em lugar algum seu óbito, logo, seus fãs e amigos começam a imaginar qual seria seu destino e como conseguiu se isolar em pleno século XXI, fugindo das antenas, das câmeras escondidas, do flash das câmeras digitais, dos celulares e da internet, das revistas de fofocas que inundam bancas de jornais pelo mundo afora.
Como pode alguém sair de cena assim tão fugaz sem deixar um só recado, sem permitir que a cortina do espetáculo tenha chegado totalmente ao chão do seu palco? E por que sumir depois de ter procurado com tanto afinco a fama, o sucesso e a grana decorrente de tudo que fez com sabedoria?
Não quis voar como um padre maluco, não alterou sua genética, não aderiu ao pagode ou sertanejo, deixando sua reputação limpa como as águas do Ganges. Mas então por que desaparecer nas nuvens?
Talvez ele estivesse realmente mais angustiado que um goleiro na hora do gol. Ou quem sabe alguém entrou como um sol no seu quintal? Porque o amor é uma coisa mais profunda que um encontro casual. A letra dessa linda canção, composta por Belchior intutulada Divina comédia humana, talvez seja uma pista para aquilo que ele procurava.
Quem diria que num mundo totalmente globalizado, antenado, com buscas quase imediatas no Google e com videos espalhados pelo You Tube,alguém famoso conseguisse se perder sem ser achado?
É verdade que ele não estava mais compondo letras romanticas e intrigantes há um bom tempo, mas eu sumiria com os os nossos oitenta e um senadores em troca do Bechior. Eu trocaria a volta de Belchior por todos ministros do governo Lula.
A música é eterna, a poesia também, seria bom que esse desaparecimento do cantor do Ceará fosse elucidado o quanto antes. Já pensou se a moda pega e se de repente Belo, Ovelha, Banda Kalipso e o algumas duplas sertanejas resolvem desaparecer assim também?
Por fim tenho apenas um receio, dentre todos os crimes cometidos pelo pessoal da nossa política, apenas um ainda não foi denunciado. Será que o Sarney sequestrou Belchior? Será que é culpa do Sarney?


Nenhum comentário: