Seguidores

19 de outubro de 2009

RJ 2009

Uma guerra entre narcotraficantes da “comunidade” do Morro dos Macacos e “comunidades” rivais deixaram um saldo de vinte mortos, sendo três policiais, quatorze bandidos e três inocentes, além de dezenas de feridos. A guerrilha urbana abateu a tiros um helicóptero da policia militar que sobrevoava o local onde se realizava um intenso tiroteio entre criminosos de “comunidades” diferentes.
Além das vidas e do sossego dos moradores a guerrilha proporcionou a queima de dez ônibus em bairros diferentes, provando que o poder está nas mãos dos bandidos na cidade olímpica RJ/2016. O dinheiro empregado na obsessiva campanha pela conquista da sede olímpica poderia ter sido investido em segurança pública para ao menos tentar evitar episódios lamentáveis como esse.
Agora a Inês é morta e os policiais também, mais três membros da brigada da policia militar sucumbiram diante do terror que vem dominando a cidade maravilhosa. São anos de domínio sem que os governantes fanfarrões tomem alguma medida eficaz. A prefeitura, governo estadual e o poder federal são culpados pelas mortes, pela droga e pelas armas de fogo que entram e saem impunemente das “comunidades” cariocas.
Ao invés de educação, saúde e segurança eles sempre optaram por jogos pan-americanos e olimpíada, para assim poderem movimentar vultosas verbas de bilhões de reais que irão compor o orçamento faraônico de obras e desvios sem fim.
Uma cidade maravilhosa que precisa de reurbanização urgente, que carece de saneamento básico, que não oferece aos seus cidadãos a mínima segurança de ir e vir em suas ruas, uma cidade sem leis, sem transporte público digno e onde a saúde pública está à mercê de um sistema falido.
Pois é nesta cidade que vive um de seus piores pesadelos que dias atrás milhares de pessoas se regorjearam pela escolha como sede olímpica em 2016. Quem acredita que esse caos irá mudar somente com a escolha da cidade como sede olímpica ou está bêbado ou não conhece a raiz ética de nossos governantes.
O prefeito é um brincalhão deslumbrado com o poder acrescido de uma dose cavalar de ufanismo. O governador não disse ao que veio, pelo menos não em obras, seriedade e trabalho para resolver os muitos problemas que o seu Estado possui. O presidente Lula ficará sabendo do ocorrido provavelmente durante uma das suas milhares de viagens.
Nenhum dos três juntos com o poder judiciário oferecerá algo que possa transformar essa guerrilha urbana em algo próximo do que o mundo convencionou chamar de cidade maravilhosa. A criminalidade está enraizada nos morros cariocas assim como os rios correm para o mar.
A impunidade proporcionada por nosso sistema judiciário aliada a moleza que nosso sistema penitenciário proporciona aos bandidos geram a sensação de que ser preso eventualmente é apenas um breve interromper de atividades, um até breve para os criminosos. Os bandidos são tratados com todo respeito pelos direitos humanos e pela justiça, ao passo que os cidadãos honestos são mortos por balas perdidas e governantes sem rumo.

Nenhum comentário: