Seguidores

17 de novembro de 2009

Apagão em suas diversas formas no Brasil

É corriqueiro ouvirmos falar em apagão sempre que o país fica às escuras em virtude de quedas na transmissão de energia do sistema elétrico nacional sempre seguidas de explicações estapafúrdias e mentirosas. Em 1999 segundo as autoridades brasileiras foi um raio que derrubou o sistema em Bauru afetando cinco Estados brasileiros numa noite em que nem choveu na região de Bauru.

Agora na noite do dia 10/11/09, novamente uma queda no sistema elétrico leva pânico e prejuízos a dezoito Estados brasileiros sem que uma única explicação inteligente e verdadeira venha à tona. Ventos fortes, intempéries climáticas, raios e muito bláblá e já começam a jorrar nas emissoras de televisão pelo Brasil afora, sem que nenhuma delas tivesse a coragem de efetivamente nos dizer o que aconteceu.


Mas o Brasil não é exclusivo em apagões de energia elétrica tão somente, aqui temos outros tipos de apagões que se sucedem constantemente em nosso cotidiano, senão vejamos:


Apagão moral é o que acontece com uma freqüência absurda e sempre atingem políticos eleitos, empresários envolvidos em escândalos e fraudes em licitações públicas. Autoridades de vários segmentos do país nos três poderes e até uma parcela considerável da população que finge que não sabe que existem leis e regras para a vida em sociedade. Corruptos e corruptores se valem da impunidade, mãe de todas as desgraças no Brasil.
Apagão presencial è Nos últimos dezesseis anos, com maior ênfase nos últimos oito anos, nossos presidentes tem demonstrado uma paixão desmedida por viajar para fora do país. Nunca se viajou tanto como o FHC e Lula. O atual presidente tem mais tempo de voo que a frota inteira da Boeing. Não permanece em seu gabinete e as reuniões de planejamento, cobrança de metas e trabalho são coisas desconhecidas. Enquanto isso o setor aéreo vai de mal a pior.


Apagão coletivo é aquele que afeta a memória da grande maioria dos nossos eleitores a cada dois anos nas eleições municipais e nacionais. Elegem sempre os mesmos obtusos, dando a eles um cheque em branco assinado. E dias depois não lembram sequer em quem votaram. São responsáveis indiretos pela péssima qualidade do legislativo e executivo do nosso país.


Apagão administrativo é o que mais acontece na administração pública brasileira, no Brasil a prática de teorias administrativas e os mandamentos da Teoria Geral da Administração é um verdadeiro deserto de idéias e atos concretos. Não existe a pratica do planejamento, não sabem o que é curva ABC, desconhecem atitudes pró-ativas, reengenharia e tantos outros programas e ações que permitem que uma gestão seja feita com qualidade no setor público. Apenas viajam, desperdiçam e desviam recursos do erário.


Apagão da Justiça Esse blecaute ocorre diariamente, ontem mesmo um juiz no Estado do Para, resolveu conceder visita íntima a um presidiário homossexual. São muitas imoralidades como a própria visita íntima entre héteros, o indulto até para dia das bruxas, fugas por falta de competência do sistema penitenciário, milhares de criminosos nas ruas, julgamentos a longo prazo, falta de investimento em tecnologia para o bem da própria justiça e decisões mais rápidas e soberanas.

Nenhum comentário: