Seguidores

26 de novembro de 2009

Diferenças no Brasil

Viver no Brasil é complicado, o povo tem deveres e obrigações e seus direitos raramente são cumpridos pelos governantes e demais autoridades. Tudo que é proibido, ilegal ou imoral é franqueado a políticos e a toda rede que sustenta essa escória brasileira, ou seja, os corruptores.
Se um cidadão comum quiser fazer um puxadinho em sua casa modesta na periferia, terá de pagar horrores a Prefeitura, INSS, recolher ISS, taxas e mais taxas exorbitantes. Os ricos fazem mansões e os políticos castelos sem ao menos declarar à receita federal, ao INSS e a Prefeitura local e nada acontece...
Um cidadão comum tem de suar sangue para abrir e manter funcionando uma empresa de pequeno porte, tendo de arcar com tributos de toda natureza, impostos obscenos e lucros mínimos. Já os políticos abrem empresas fantasmas em nomes de laranjas, com endereços falsos, lucram milhões e o que é pior, sonegam impostos e ainda ganham licitações em órgãos federais, Congresso Nacional e nas Assembléias Legislativas.
Ter um plano de saúde e fugir do açougue chamado SUS é o sonho distante da maioria dos brasileiros, aqueles que conseguem pagam uma parte considerável de seus vencimentos e ainda sofrem surpresas desagradáveis como reajustes muito acima da inflação, restrições de toda ordem e humilhações.
Enquanto isso, no Éden de Brasília políticos aprovam leis em regime secreto, para que seus familiares diretos e indiretos possam usar de forma vitalícia (até a morte) planos de saúde de primeiro mundo as nossas custas.
Emprego no Brasil para o povo é sem carteira assinada em geral, sem benefícios exceto vale transporte e vale coxinha (refeição). Enquanto isso nas cortes espalhadas pelas Prefeituras, Governos Estaduais, Federal e toda rede de políticos do país, emprego é qualificado, com alta remuneração, muito acima do mercado e sem necessidade de concurso ou quaisquer outros obstáculos.
Viver no Brasil é lindo, o país é mesmo maravilhoso, porém conhecê-lo custa muito caro, as passagens aéreas nacionais são um estupro ao bolso do trabalhador. Uma viagem para conhecer a Amazônia custa o equivalente a viajar pela Europa durante cinco dias. Entretanto, políticos, parentes, amantes viajam de graça para Paris, Londres, Nova York e demais cidades ao redor do planeta, graças a benefícios conseguidos com muito sacrifício pelos parlamentares brasileiros.
No Brasil acidentes trazem dor de cabeça e prejuízo apenas para o povão, ou são vítimas ou pagam pela negligência e outros artigos das leis vigentes. Agora se o acidente for causado pela pressa do governante em inaugurar obras eleitoreiras ou por uso de materiais de segunda categoria nada acontece, ninguém vai preso ou é ao menos processado. Vide Buraco do Metrô em SP, queda da viga na Regis Bittencourt, desabamento de palanques e palcos para shows, etc.
Assim é o Brasil, país de milhões que na verdade é para poucos, onde a classe média paga a conta e a elite ri a toa. Pagamos licenciamento para nossos veículos sem que nenhum serviço seja feito em troca pelo Estado. Pagamos IPVA e quando pegamos a primeira estada dá-lhe pedágios a preços astronômicos para sustentarmos empreiteiros ricos e gananciosos amigos dos governantes.
Justiça? Não... Ela é para poucos privilegiados, aqueles que legislam em causa própria ou podem pagar advogados muito caros, para o povo apenas às Leis, nada mais.

Nenhum comentário: