Seguidores

1 de novembro de 2009

ENEM - Os verdadeiros culpados


“Nossa geração não lamenta tanto
os crimes dos perversos quanto
o estarrecedor silêncio dos bondosos".
Martin L. King

Após a lambança realizada pelo MEC com muitas explicações e nenhuma punição, a sociedade brasileira e os estudantes em particular se perguntam: Quem são os verdadeiros culpados pelo vazamento das provas que seriam aplicadas algumas semanas atrás em todo Brasil?
Muitas imagens, algumas teorias conspiratórias, desculpas esfarrapadas dos nossos governantes e seus funcionários nomeados por indicação política e não por competência comprovada e nada de algo concreto e definitivo que pudesse apontar os culpados e colocá-los atrás das grades.
Ao invés disso, nova licitação milionária (R$ 130 milhões) com nosso dinheiro será realizada para contratar nova empresa para que as provas sejam enfim, realizadas em dezembro, junto com os vestibulares e os festejos natalinos. Poderiam colocar papai Noel para trazer as provas lacradas num trenó.
Embora nenhuma investigação tenha comprovado algo, baseado nas declarações desse final de semana após a guerrilha urbana ocorrida na “comunidade” do Morro dos Macacos, de que os responsáveis pela guerra estavam dentro do Presídio de Segurança Máxima em Catanduvas – PR. Um absurdo diga-se de passagem, os organizadores moram no Rio 40º graus sim senhores.
Com certeza esses meliantes de alta periculosidade que estão confinados num dos poucos presídios construídos nos últimos vinte anos de desgovernos seguidos foram os responsáveis por deixarem vazar as provas do Enem. Afinal, o resultado da prova era de interesse da comunidade carcerária, do comando central do PCC, do Comando Vermelho, da Farc...
Claro que isso é ficção, mas seria melhor pensarmos nela como verdadeira do que vermos dia após dia que ninguém foi preso, ninguém vai ser responsabilizado civil e criminalmente pelo ato que causou enormes transtornos aos nossos estudantes, trouxe prejuízos financeiros irrecuperáveis ao erário e mais uma vez expôs a imagem de nossa frouxa estrutura educacional.
Os nossos governantes sabem como cobrar impostos assim como sabem desviar verbas e superfaturar obras, mas definitivamente não sabem como fazer uma simples prova chegar às carteiras de escolas espalhadas por cidades brasileiras.
Desde o processo de inscrição tudo que foi feito desagradou a grande maioria, exigência descabida de CPF para jovens de 16 anos, indicação de escolas distantes em demasia para os jovens efetuarem sua prova, enfim, uma completa e inequívoca prova de incompetência acima de qualquer suspeita.

Nenhum comentário: