Seguidores

26 de dezembro de 2009

2010 que já foi 2006, 2002, 1998, 1994...

Raramente a corrupção
começa pelo povo.
Montesquieu


Os anos terminados com números pares reservam ao povo brasileiro de dois em dois anos a possibilidade de votar numa eleição para prefeitos/vereadores ou para presidente/governadores/deputados estaduais e federais/senadores. De quatro em quatro anos também em anos pares uma dessas eleições majoritárias coincidem com a realização de uma Copa do Mundo de Futebol.
Pois em 2010 teremos eleições + copa do mundo, além de férias de 60 dias para os parlamentares e carnaval. Isso traduzido em dias deveria somar apenas e tão somente setenta e cinco dias. Entretanto, no nosso país esses números são esticados e podem chegar facilmente há 300 dias.
Ou seja, os nossos parlamentares desde a mais modesta Câmara até o Congresso Nacional, passando pelas assembléias legislativas, não vão fazer nada significativo em prol do país, talvez se arrisquem a votar coisas de interesses próprios ou matérias favoráveis a grupos ou partidos, nada mais.
Como sempre o mês de janeiro é a estação nacional das férias de verão, tempo dos políticos se dedicarem as suas famílias em passeios pelo interior do Brasil e na sua maioria no exterior.
Chega o mês de fevereiro e com ele o maior dos feriados do planeta - O c a r n a v a l – Impossível querer votar, discutir ou trabalhar em Brasília enquanto o país está paralisado em torno de afoxés, filhos de Ghandi, desfiles na Sapucaí, trios Elétricos, carnaval do Rio Grande do Sul até a Amazônia.
Março, Abril e Maio são meses que antecedem a convocação, treinamentos e viagem da seleção brasileira para sua participação na Copa do Mundo de futebol na África do Sul. As atenções do país estarão naturalmente voltadas para a disputa e normalmente em Brasília os deputados e senadores não conseguem votar nada. Além do mais nesse mesmo período são fechadas todas as articulações para as candidaturas das eleições de outubro.
De 11 de Junho a 11 de Julho o mundo masculino para ao redor do planeta, fala-se de futebol, respira-se futebol e os deputados seguem a barca da alegria, alguns parlamentares inclusive acompanharão de perto a convite da CBF, do Ministério dos Esportes ou do Governo Lula.
O restante do mês de julho fica para completar as merecidas férias de meio de ano dos parlamentares exauridos por um bocado de trabalho nesse começo de ano.
Chega agosto mês de cachorro louco, ventos fortes e começo das campanhas em rádios e televisões rumo às eleições nacionais. Esse período ultrapassa o mês de agosto, invade setembro e só termina em novembro ao termino do provável segundo turno.
O ano está chegando ao seu final, dezembro é mês de recesso, descanso para os bravos parlamentares que pularam com ou sem abadas, suaram a camisa da seleção, buscaram votos e ainda tiveram de correr atrás de dinheiro para suas campanhas junto a banqueiros, usineiros, empreiteiros, lobistas e agora merecem um descanso ao final de tão árduo ano.
Foi assim em 2006, 2002, 1998, 1994, 1990, 1986... e sempre será, pois aqui é Brasil.

Nenhum comentário: