Seguidores

19 de janeiro de 2010

Criticar o povo sempre é mais fácil

Geralmente a maioria da população dos chamados formadores de opinião gosta de culpar o povo pela maioria das mazelas que ocorrem no país. Se ocorrer uma enchente eles enxergam apenas as coisas que o mais pobres jogam nas ruas e rios, mas se esquecem dos governantes que prometem, tem orçamento e nada faz ano após ano.
Sem contar que o motivo que leva um cidadão a jogar lixo onde não deve geralmente ocorre por falta de educação e informação. Coisa que compete aos governantes prover numa sociedade.
Quando temos problemas de corrupção envolvendo políticos, logo em seguida alguém diz: A culpa é do povo que vota nesses bandidos. Como se houvesse múltiplas alternativas para os eleitores que sempre tem os mesmos candidatos e partidos nas eleições.
Sem contar que o voto qualificado e melhor elaborado somente poderia acontecer com mais uma sociedade com melhor nível de educação e saúde inclusive. Coisas que mais uma vez são de responsabilidade total dos governantes.
Percebemos que ficamos no meio de um tremendo circulo vicioso que persegue a sociedade e nunca é resolvido, pois os governantes e toda classe política sem exceções não quer dar ao povo empregos, alimentação saudável, educação e saúde. Ao invés disso buscam sediar Olimpíadas, Copa do Mundo, torram milhões com obras absurdas e totalmente desnecessárias.
Gastam muito mais com propaganda e corrupção do que com Educação e Saúde. A classe mais pobre tem pouco ou nenhum entendimento do que está acontecendo ao seu redor. Não foi instruída para isso e nem sofre com decisões políticas, a fome e a miséria estão no portão.
A classe mais abastada não sofre, critica de vez em quando os governantes, quase sempre idolatram os políticos de direita e criticam os de esquerda independentemente de qualidade de governo ou de uma análise mais criteriosa. Pouco se importam com o resto do mundo, suas posses, suas futuras heranças e riquezas e seus animais de estimação são mais importantes do que o resto.
A classe média paga a conta, paga os impostos, trabalha por todos e é sempre a maior prejudicada na maioria das decisões governamentais. Paga o pato e tempero e pouco pode usufruir em contrapartida.
Tem de colocar seus filhos em escolas particulares sem reembolso de IR, tem de pagar planos de saúde para fugir do inferno chamado SUS, paga o combustível mais caro do planeta. Suas casas têm de ter proteção extra como alarmes, cercas eletrificadas e cães, pois o governo nada garante.
Os empregos a disposição não garantem carteira assinada fazendo com que ao chegar aos sessenta anos não possa se aposentar dignamente, ficando nas mãos do INSS e seus milhares de obstáculos burocráticos.
Os pobres são maioria e votam errado por não ter educação e informação, os ricos votam em ricos ou em candidatos de gravata e formação superior, tipo Arruda, Maluf, Collor, Sarney, Kassab, etc. Classe média vota, mas não é maioria e tem de engolir seus algozes a cada quatro anos sem que essa ciranda termine ou tenha um destino diferente.

Nenhum comentário: