Seguidores

2 de fevereiro de 2010

Terceirizando até a alma

A terceirização é uma ferramenta utilizada para transferir a terceiros as atividades intermediárias das empresas, possibilitando a elas direcionar seus esforços somente ao objetivo final do negócio a que se propõem.
É uma metodologia de busca de parcerias e motivação a criação de micro e médias empresas, gerando mais empregos, ganhos de especialidade, qualidade e eficiência.
A terceirização gera demissões, baixa de salários, descontentamento e desmotivação da maioria das pessoas envolvidas no processo, ficando o ganho do negócio somente para os proprietários das empresas que foram criadas.
Aqui no Brasil ela começou aproximadamente na década de oitenta, não demorou muito e os governantes descobriram um filão de ouro. Como a contratação de empregados é dispendiosa por conta dos impostos que eles mesmos criam e também por que a partir da atual constituição ficou vedada a contratação sem concurso público, a terceirização “salvou” a lavoura dos nossos governantes.
Entretanto, alguns começaram a exagerar, contrariando a filosofia principal do processo de terceirização que é o seguinte: A terceirização é uma ferramenta utilizada para transferir a terceiros as atividades intermediárias das empresas, possibilitando a elas direcionar seus esforços somente ao objetivo final do negócio a que se propõem.
No caso do poder público, qual era a finalidade básica, principal que imaginamos? Dar ao cidadão educação, saúde, habitação, segurança, transportes, enfim, administrar com probidade os recursos arrecadados em prol da sociedade.
Entretanto aos pouco começaram a privatizar os serviços essenciais como a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, telefonia, transmissão de dados, setor ferroviário, e em seguida começaram a terceirizar a manutenção das estradas que já estavam construídas com dinheiro público, dando em troca a galinha dos ovos de ouro aos empresários (pedágios). Depois começaram a pensar em terceirizar as linhas do Metrô depois de prontas e pagas pelo contribuinte é claro.
A saúde que vai de mal a pior está por um fio, pois em São Paulo já existe projetos circulando pela assembléia legislativa onde o governo repassa a administração da saúde pública para terceiros.
Agora vem a noticia de que em Sergipe o governo estadual terceirizou o atendimento de chamadas á policia (190) para empresas de telemarketing. Ou seja, ao invés de conversarmos com um experiente policial passamos a pedir socorro a um atendente de telemarketing, que com todo respeito não entende nada de emergências e situações que envolvam risco á vida.
Pois um comerciante em Aracaju ligou para o 190 e pediu ajuda, pois havia dois suspeitos em uma moto rondando seu estabelecimento comercial. Apesar de detalhar a sua informação, a atendente não colocou em ação a polícia como deveria, e o comerciante foi assassinado pelos meliantes em seguida.
Com certeza em muito breve essa idéia sergipana estará em plena atividade em todo Brasil. Fica provado então que nossos governantes apenas servem para arrecadar impostos, nada mais, não querem fazer anda em troca, não querem contratar professores, nem policiais, muito menos médicos.
Não vai demorar muito e eles vão nos governar direto de uma sala num paraíso fiscal qualquer, onde aplicaram nosso dinheiro enquanto uma empresa terceirizada governa em seus lugares.

Nenhum comentário: