Seguidores

5 de abril de 2010

Desafiando gigantes

Desafiar alguém significa instigar, incentivar essa pessoa a agir. Quando um ser é desafiado, ele tem a necessidade de provar o contrário, de mostrar que é capaz. Mas, mesmo sendo desafiados, os líderes mundiais não estão agindo para melhorar as condições ambientais do planeta.
Tomando como exemplo o Brasil, nenhuma ação foi tomada para, além de preservar, catalogar as espécies animais e vegetais que ainda vivem sob o aquecimento global. Segundo Carlos Alfredo Joly, pofessor da Universidade Estadual de Campinas, espécies raras e nunca antes vistas morrem sem virem a público.
Encontros entre líderes são realizados todos os anos, supostamente à procura de soluções e respostas. O mais recente ocorreu em Copenhague, em 2009, e teve resultado zero. Dias à espera de resultados e novas propostas para se descobrir que foram dias perdidos e que soluções que deveriam ter sido tomadas a anos, ainda não surgiram.
Vemos que a palavra desafio não tem sentido em meio a políticos, e que a biodiversidade estará em contagem regressiva enquanto não houver mudanças. Catalogar as espécies e descobrir índices de mortalidade deverá ser o primeiro passo para evitar que a natureza comece a desafiar o homem e mostrar que, ainda, não está morta.

Marina Gonçalves Moia
3º ano – Colégio Batista de Bauru

Nenhum comentário: