Seguidores

7 de maio de 2010

Continuísmo dissimulado! PSDB = PT = PSDB...

As propostas podem não ser exatamente iguais, o discurso pode diferir em alguns pontos, mas o que se vê no próximo embate eleitoral para o cargo de presidente da república são dois candidatos monopolizando todos os demais partidos, exceção ao PV – Partido Verde, em troca de apoio para vencer as eleições.
O PMDB maior partido brasileiro não lança candidato desde 1989 se não me engano, prefere estar atrelado ao partido que julga ter o melhor casco para poder abrigar-se feito ostras no fundo da escuridão do poder republicano. Em troca de apoio de sua combalida legenda recebe cargos em ministérios, secretarias, diretorias de autarquias e estatais.
O DEM está agrupado com o PSDB desde sempre, não se dá ao trabalho de lançar candidatos próprios pelo mesmo motivo do PMDB. Está na oposição em Brasília no governo federal, mas sobra em muitos Estados com a ajuda do irmão tucano. Entre seus quadros está Arruda, Kassab, etc.
O PSDB governou de 1985 a 2001, o PT está no governo desde então, ou seja, dezesseis anos de continuísmo velado, dissimulado e com a desfaçatez característica em seus discursos nos palanques arrumados antes e durante as suas gestões. Vejamos alguns exemplos:
  • A carga tributária apenas cresceu, mas sempre foi injusta e nunca obteve apoio para uma ampla reforma em todo país. Jamais enquanto estiveram no poder tucanos ou petistas levaram alguma proposta com seriedade para diminuir o peso da cangalha que esta sob as costas da classe média brasileira.

  • A política econômica é a mesma desde 1994, nada mudou, nada foi acrescentado ou inovado depois que FHC saiu do poder, Lula que tinha tantas criticas ao estilo tucano de gerir suas finanças, após subir a rampa do planalto sofreu um forte ataque de amnésia que nunca mais o largou. Juros altos, política que favorece banqueiros e usineiros, dando as costas ao conjunto da sociedade.

  • A Saúde pública é tão idêntica que recentemente foi denunciado na imprensa que um projeto começado no governo FHC em 1.999 até hoje jamais foi implantado e o gasto já ultrapassa a casa dos R$ 419 milhões de reais. O mote foi à implantação do cartão eletrônico para os usuários do SUS- Sistema único de Saúde. Notem que nesta notícia percebemos que a incompetência e a corrupção são as mesmas nos dois partidos, pois até 2010 o tal cartão magnético não foi implantado em nenhum lugar.

  • O trabalhador paga em seus holerites IR durante doze meses, não tem a tabela de recolhimento de IR alterada, ficando a mesma congelada, recolhe um carro por ano a Receita Federal.
Enquanto isso o IGF – Imposto sobre Grandes Fortunas está parado no Congresso Nacional desde 1988, ou seja, nem PSDB nem PT nunca quiseram lutar para diminuir o imposto de renda do trabalhador assalariado, nem tão pouco cobrar dos milionários o que se deve e que está na nossa carta magna.
Nem PSDB nem muito menos o PT, jamais fizeram movimentos no sentido de implantar uma profunda reforma política no Brasil, apesar de sempre contarem com maioria absoluta durante suas gestões. Covardia? Medo? Defesa de interesses próprios? Ou o simples desejo da manutenção das regras espúrias que permitem que o jogo seja jogado assim como estamos assistindo há dezesseis anos?
Portanto ao chegar à frente da urna eletrônica esqueça o que leu e o que ouviu do PSDB e do PT e lembre-se que os dois candidatos Dilma e Serra pertencem ao mesmo útero, são irmãos siameses que se separaram para apenas e tão somente brigarem por si próprios. Nenhum deles vai reduzir as desigualdades que enfrentamos no nosso cotidiano, nenhum deles via reduzir o preço dos combustíveis e dos pedágios, nenhum deles vai diminuir ministérios ou reduzir a divida interna, nenhum deles vai ao menos rever o que está errado há mais de cem anos.

Nenhum comentário: