Seguidores

17 de agosto de 2010

ENEM - Símbolo da incompetência do governo federal

Os responsáveis pela Educação no governo federal não conseguem de forma alguma realizar um exame de avaliação sem que não haja problemas de toda ordem, desde o vazamento das provas até a liberação de dados dos estudantes que fizeram inscrições nos últimos três anos. Dados estes que com certeza serão utilizados por marginais e toda espécie de escória à revelia dos donos.

O que deveria ser uma prova simples, segura passou a ser um verdadeiro transtorno na vida dos estudantes brasileiros. A falta de qualidade, segurança e inteligência daqueles que deveriam dar exemplo propiciam momentos grotescos para quem se aventura a realizar as provas.

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio (des) Organizado pelo MEC – Ministério da Educação virou uma tremenda piada, perdeu a credibilidade junto aos estudantes e seus pais. Esse descalabro favorece os senhores feudais proprietários dos grandes cursinhos e administradores da indústria do vestibular.

Somente a eles interessa essa falta absoluta de critério, segurança e competência. No ano passado fraudes causaram transtornos gigantescos e alteraram datas de provas em todo país. Neste ano a sociedade fica sabendo pela imprensa que os dados econômicos e pessoais dos responsáveis pelos estudantes foram interceptados por bandidos virtuais e a esta altura estão sendo vendidos na Rua 25 de Março no centro de São Paulo.

Como pode um país que se arvora ser uma potência não conseguir sequer realizar uma prova para alunos do ensino médio?

Como pode o governo federal gastar, ou melhor, torrar milhões de reais do nosso bolso para realizar licitações que acabam por contratar empresas de fundo de quintal, despreparadas e incapazes de realizar bingo em quermesse de cidade pequena.

Se tivessem mais competência e cuidassem do dinheiro público da forma que manda a lei com certeza esses burocratas ignorantes não deixariam que esses absurdos acontecessem num país do tamanho do Brasil.

Aos alunos resta apenas rezar para que no final do ano possam efetivamente ter uma chance ao menos de fazer a prova e quem sabe assumir uma vaga numa universidade pública.

Nenhum comentário: