Seguidores

4 de agosto de 2010

Por que estão insistindo tanto com o Morumbi?

Desde que a FIFA escolheu o Brasil como a sede da próxima Copa do Mundo de Futebol que será realizada em Junho/2014, um processo de organização e planejamento se desencadeou automaticamente. No Brasil várias cidades lançaram suas candidaturas para ser uma das doze sedes da Copa.

Após a escolha com a apresentação formal dos pré-requisitos exigidos pela FIFA, as doze sedes foram formalmente definidas, cabendo em seguida, definir quem faria a abertura do Mundial, as semifinais e a grande final com o encerramento do evento.

Coube ao Estado de São Paulo a honra de fazer a festa de abertura. Ao Estado do Rio de Janeiro o grande encerramento. Sendo assim, o Rio de Janeiro elaborou um processo licitatório que escolherá em Setembro/10 a empresa vencedora para executar as obras de reforma do Maracanã e seus arredores.

Enquanto isso o Estado de SP e a Prefeitura da cidade de SP escolheram o estádio do Morumbi, esquecendo-se que o mesmo não tem estacionamentos, não tem acesso de vias de transporte público, fica entalado entre dois mundos, o lado rico e poderoso do bairro do Morumbi e suas recentes favelas.

Depois de muitos projetos e algumas mentiras e conversas de bastidores a FIFA vetou literalmente o estádio para a realização de jogos para a Copa, nem abertura nem nada. Os dirigentes do SPFC ficaram descabelados, pois viam na Copa a chance de ouro para completarem o ciclo de reforma do Estádio, que, aliás, foi concebido com a indispensável ajuda de governos estaduais de época em que foi construído.

Algumas razões foram elencadas e divulgadas pela mídia para tentar justificar o fracasso da empreitada dos políticos, dirigentes e demais envolvidos no processo. Nenhuma delas suficientemente inteligentes para dar cabo ao assunto. Reza a lenda que a aquisição do terreno do Estádio sempre esteve envolto em constantes processos de ajuda de pessoas ligadas a governantes, senão vejamos o que dizem:

“Que em dezembro de 1950 a Imobiliária Aricanduva, cujo dono era o Senhor Adhemar de Barros conseguiu empréstimo do Governo do Estado (o Governador era o próprio Adhemar) para terraplanar e criar toda a infra-estrutura em uma gleba na região do Morumbi. Um escândalo de corrupção na época, dentre vários ligados ao Governador Adhemar, que viria a ser cassado anos depois. O bairro com todas as benfeitorias passa a se chamar justamente JARDIM LEONOR (Nome da esposa de Adhemar de Barros).

Em dezembro de 1951 a diretoria do SPFC convidou Laudo Natel (político ligado a Adhemar de Barros) para ser tesoureiro do clube e o mesmo negociou a compra de um terreno de 68 mil m² na região e de forma inusitada "ganhou" do Governo do Estado um terreno de aproximadamente 90 mil m². Então em 1966 (em pleno regime de ditadura militar) o Senhor Laudo Natel já havia se tornado Presidente do São Paulo e simultaneamente ocupava o posto de Vice-Governador do Estado de São Paulo.”

Pois agora, quarenta e três anos depois o mesmo SPFC quer mais uma vez se beneficiar do poder público, pois um dos problemas apontados pela FIFA foi justamente a ausência de esclarecimentos formais sobre a forma de financiamento das obras necessárias para transformar aquele estádio em algo próximo daquilo que a FIFA chama de moderno e apto para a realização de jogos de uma Copa.

O grande problema do Estado de SP, é que não há por parte do governo do Estado vontade de construir um estádio novo para a Copa, querem o evento, mas não querem fazer nada, querem tudo de graça, assim como tudo que herdaram em SP e repassaram a iniciativa privada, setor elétrico, bancos, estradas, telefonia, etc.

O governo tucano não aprecia nada que seja preciso construir, o Rodoanel depois de 16 anos ainda não está pronto, e os trechos entregues não têm sinalização, não tem sequer condições para um simples celular obter sinal. O Metrô caminha a passos de tartaruga, em 16 anos poucos quilômetros foram entregues, ainda assim depois de acidentes e mortes.

Aos leigos e incautos a insistência no Morumbi fica parecendo que querem economizar, que querem o bem do erário, mas na prática não é bem assim.

A Copa foi um desejo do governo atual, porém Lula não estará provavelmente em 2014 à frente do governo federal, logo, o Estado de SP que tem sérios problemas de segurança pública, não tem saúde de qualidade e muito menos educação, deveria ser honesto e declinar da organização de uma sede para o evento.

Nenhum comentário: