Seguidores

21 de novembro de 2010

Futebol delivery ou SPFC in box

No futebol brasileiro sempre que o campeonato nacional chega a sua reta final alguns confrontos podem decidir o resultado do campeão, dos classificados a Libertadores da América ou então dos times a serem rebaixados à segunda divisão. Neste momento a rivalidade regional e os torcedores sem ética e inteligência começam a defender que seus clubes percam este ou aquele jogo para arruinarem seus adversários diretos.

Notoriamente isto vem acontecendo com mais frequência em SP, onde existem quatro clubes grandes disputando todos os anos o título e onde a rivalidade beira a criminalidade, praticada por torcidas organizadas que não fazem inveja a PCC ou CV.

Pois a estes elementos se juntaram agora anônimos torcedores “ilustres” que querem que os jogadores de seus clubes joguem para perder, recebam salários altíssimos para não cumprirem com sua única obrigação.

No campeonato atual o Santos não disputou o segundo turno com a mesma dedicação, visto que como Campeão da Copa do Brasil, estava saciado, previamente alçado a próxima disputa da Libertadores e ainda campeão estadual. O Palmeiras tropeçou demais pelo caminho e viu na disputa da Copa Sulamericana uma chance de também estar na Libertadores de 2011. Logo escala reservas e não dá a mínima ao Brasileirão.

Restaram então Corinthians e SPFC, o primeiro disputa o titulo e está nas primeiras colocações desde o começo do campeonato, sem ficar uma rodada sequer entre os três melhores times do nacional. Já o SPFC não teve um ano brilhante, perdeu todos os campeonatos que disputou, trocou de técnico três vezes e sucumbiu a falta de organização.

Entretanto no ano passado, a situação era inversa, o SPFC estava disputando o título e o Timão fora da disputa. Na penúltima rodada o Corinthians perdeu para o Flamengo em Campinas, jogo cuja alteração de mando foi exigida pela Polícia Militar de SP.

Com a derrota do Corinthians os tricolores reclamaram e reclamam até hoje que se não fosse isso seriam campeões. Mas não foi bem isso o que aconteceu, senão vejamos:

No campeonato o SPFC perdeu do Timão de 3x1 no primeiro turno e depois empatou 1x1 no segundo turno, logo perdeu quatro pontos para o rival. E no mesmo dia e horário o SPFC perdeu vergonhosamente para o fraco Goiás em Goiânia por 4x2.

Completando somente neste três jogos um prejuízo de sete pontos, sendo que a diferença final entre SPFC e Flamengo foi de apenas e tão somente dois pontos. Se tivesse feito sua parte o SPFC teria sido campeão independente dos adversários e rivais diretos.

Este ano, acontece a mesma coisa, só que com a inversão da situação na tabela, os torcedores do SPFC pedem a seu clube que percam do Fluminense, que está disputando o título com o Timão, para assim prejudicarem o Corinthians.

Esse sistema delivery de entregas de pontos é prejudicial aos patrocinadores que podem eventualmente terem suas empresas ligadas a desonestos, mentirosos, antiéticos e muito mais. Os jogadores que aceitarem perder para prejudicar podem amanhã ou no futuro perderem para sacanear seus próprios clubes, afinal receberam a ordem um dia, não é mesmo?

Alguém na CBF ou no STJD precisa acabar com isso, ou o campeonato em breve não terá moral alguma, não sobreviverá e nenhuma televisão irá querer apostar suas fichas num esporte que pode ser decidido por pedidos espúrios ou por chantagens de trogloditas organizados.

Nenhum comentário: