Seguidores

12 de dezembro de 2010

Comente esta noticia

Em todos os sites e na maioria dos blogs existe a possibilidade franqueada para os internautas colocarem suas opiniões de forma democrática sobre o assunto do texto, artigo ou matéria ali publicada.

Essa situação favorece o debate, a troca de opiniões e o enriquecimento daquele determinado assunto ou opinião. Algo que não existia nas revistas ou jornais na versão em papel, pois o leitor somente poderia tentar manifestar sua opinião na edição seguinte que poderia ser semanal, quinzenal e até mensal.

Agora é em tempo real, o artigo acabou de ser publicado e o internauta já pode opinar, criticar, elogiar o texto ou matéria que acabou de ser lançada na página de um site ou blog.

O único problema é que muitos não sabem como fazer essa abordagem com educação, respeito e inteligência para com o autor, para com o site respeitando as demais pessoas que estão manifestando suas opiniões simultaneamente.

É cada vez mais freqüente a falta absoluta de educação da maioria das pessoas que extravasam de forma grosseira suas opiniões descartáveis. Quando o assunto é sobre futebol pior ainda, os trogloditas que fazem parte da torcida organizada da Violência Futebol Clube entra em campo e tenta denegrir o texto, seu autor com palavrões, ofensas de todos os tipos.

Se o mesmo artigo ganha elogios os vândalos acabam ofendendo estes como se estivesse numa arquibancada suja de estádio de várzea na periferia do fim do mundo.

Nos textos políticos durante as eleições acontecia a mesma coisa com os xiitas ignorantes que idolatram sua escolha e imagina que todos que fazem críticas sejam do partido adversário, o que nem sempre é verdadeiro. Criticar o PT não significa ser do PSDB e vice versa.

Fora da política e do futebol a coisa melhora um pouco, mas não é garantia de educação e civilidade, alguns textos polêmicos que versam sobre religião, opção sexual, MST, desmatamento, também são eivados de muito ódio e intolerância à educação e aos bons modos ensinados nos bancos escolares.

Alguns jornalistas que mantém blogs na internet têm reclamado muito da forma como as pessoas usam esta ferramenta chamada “Comentários” em suas páginas na internet. A maioria das pessoas não tem idéia dos palavrões, do racismo e do ódio que é direcionado aos mesmos diariamente.

O problema está na falta absoluta de educação destas pessoas, educá-las é difícil neste momento, é preciso com certeza muito investimento em educação para que a médio prazo possamos ter orgulho de nossa gente.

Claro que eles podem não ser maioria, até porque o acesso a informática ainda não é universal em nosso país, porém fica a preocupação para quando isso ocorrer. O nível está baixo, condizente com o aprendizado no pouco tempo de escola que estas pessoas permanecem em média no Brasil.

Vetar a participação ou mesmo censurá-las quando se excederem é um meio de evitar esses dissabores, porém não resolver, apenas inibe momentaneamente. O Brasil é grande em muitas coisas, inclusive na ausência de uma educação sólida e igual para todos.

Nenhum comentário: