Seguidores

15 de março de 2011

Energia alternativa pode salvar o planeta

O terremoto seguido de tsunami que abalou o Japão e causaram sérios problemas a população daquele país, além das vitimas fatais, dos desabrigados trouxe também motivos para uma profunda reflexão a toda comunidade internacional.

As usinas nucleares que estavam na região afetada pelo tsunami podem trazer consequências ainda mais trágicas ao Japão. Os reatores estão super aquecendo e podem explodir se medidas urgentes não forem implementadas com sucesso.

Neste momento, seria importante que lideranças mundiais começassem uma discussão sobre a necessidade premente de investimentos maciços em fontes de energias alternativas para paulatinamente substituírem as perigosas usinas nucleares e as poluentes usinas termoelétricas.

Existem alternativas e muitas já foram colocadas em prática com enorme sucesso, seja como na Espanha onde próximo a Sevilha foram construídas torres giratórias com imensas placas solares que acompanham o movimento do sol ao longo do dia e podem gerar muita energia limpa para toda região.

Na Dinamarca a energia eólica está implantada com absoluto sucesso, e já podem ser avistadas torres com suas enormes pás giratórias produzindo energia tão limpa quanto o ar que lá se respira.

Na Noruega o lixo orgânico é transformado em energia elétrica em usinas, auxiliando o meio ambiente duas vezes, na limpeza dos dejetos que não vão para a natureza e na adoção de fontes de energia limpa que servem a sociedade norueguesa.

Ou seja, existem alternativas e modelos não faltam para que sejam implementados em países onde a energia elétrica não conte com recursos naturais. Mesmo no Brasil, já passou da hora dos nossos governantes esquecerem as monstruosas hidrelétricas e começarem a investir em energia limpa e renovável.

No Ceará e boa parte do nordeste brasileiro é possível obter energia a partir do sistema eólico, assim como milhões de toneladas de lixo urbano poderiam passar por usinas e serem transformados em energia elétrica, gerando empregos, desenvolvimento e meio ambiente limpo.

Para tanto, é preciso que governantes tirem o traseiro das cadeiras confortáveis de seus suntuosos escritórios e comecem a trabalhar em prol da sociedade que lhes paga justos salários para justamente administrar recursos e fontes de energia e riquezas. O tempo é agora, foi ontem e não se pode esperar!

Nenhum comentário: