Seguidores

30 de março de 2011

Pequeno tributo a José Alencar - 1931 - 2011

O mineiro José Alencar nasceu pobre em Itamura, município de Muriaé em pleno coração da Zona da Mata mineira no dia 17 de outubro de 1931. Foi o décimo primeiro de uma família de 15 irmãos, algo natural naquela época.

Aos 18 anos abriu um pequeno comércio na cidade de Caratinga, em virtude das imensas dificuldades financeiras e das inúmeras provações conseguiu estudar até a quinta série.

Trabalhou como viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções. Em 1967, conseguiu um financiamento subsidiado da Sudene para instalar, em Montes Claros, a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do país.

Sua trajetória política não é extensa, foi candidato ao governo de MG pelo PMDB em 1994. Ficou em terceiro lugar naquelas eleições. Nas eleições seguintes foi eleito Senador com três milhões de votos.

Em 2001 entrou para o PL e começou a se destacar por suas posições firmes em defesa do empresariado, suas criticas ao governo e assim em junho de 2002 formou com o PT de Lula a aliança que o conduziu a vice – presidência do pais.

Interessante que sua simplicidade, sua carreira brilhante como empresário e a bem sucedida aliança com Lula não foram tão importantes como sua luta pela vida desde que teve diagnosticado um câncer contra o qual lutou até 29/03/11.

Foi exemplo de luta pela vida, seus posicionamentos sempre otimistas com relação à morte e a sua fé inabalável em Deus foram mais importantes que seus discursos como político.

Poucas vezes no Brasil percebemos que a população fica realmente consternada com uma morte que envolva um político, que na sua imensa maioria são detestados pela mesma sociedade.

No céu estará ao lado de homens à altura de sua ilibada e perfeita estrutura moral e ética. Deixa um legado de que poderá sempre ser usado pelos mais jovens na luta pela vida, na disputa por um lugar ao sol, seu estilo empreendedor será sempre exemplo para os jovens brasileiros.

O Brasil perde um grande homem, nos tempos atuais, isso não é pouco, já está fazendo muita falta aos parentes e amigos e a todos os brasileiros que sonham sempre com homens públicos decentes.

Nenhum comentário: