Seguidores

21 de abril de 2011

Brasil - Um canteiro de promessas vazias

“Se você planta a tragédia, você colhe o fracasso.
Se você planta o positivo, você colhe o sonho realizado”
Jaime Lerner

No passado não muito distante eu ouvia a expressão “esta cidade está um canteiro de obras”. Eram outros tempos, havia políticos interessados no desenvolvimento da cidade, no crescimento e na visão do futuro. Tínhamos políticos visionários.

Hoje percebo que não existem mais políticos com essa nobre preocupação, querem apenas vender o patrimônio público ao invés de efetuarem reformas administrativas baseadas em conceitos da administração moderna. Preferem terceirizar a outros o papel que sempre coube ao Estado.

São tempos em que os governantes aparecem muito antes das eleições onde fazem promessas inócuas que jamais serão cumpridas. Depois de eleitos somem em três meses e não executam nem cinqüenta por cento do que prometeram em rádio e televisão.

O país se comprometeu a realizar Copa do Mundo de Futebol em 2014 e Olimpíadas no RJ em 2016. Entretanto, desde que conseguiu este feito, o governo federal não mexeu um dedo sequer na direção de efetuar as obras de infra-estrutura necessárias para abrigar as duas competições.

Os aeroportos do Brasil não suportam nem os feriados nacionais nos dias atuais, que dirá um evento da magnitude de uma Copa do Mundo, onde os deslocamentos são constantes.

Aqui em SP, a Hidrovia Tietê-Paraná acaba de receber no papel a promessa de investimento de alguns bilhões de reais. Há muitos anos isso acontece com a mesma freqüência, não as obras, nem o investimento, apenas as promessas.

O Rio Tietê há três anos não recebe limpeza em seu trecho urbano, sendo mais um dos facilitadores para as enchentes em São Paulo, se o maior rio não recebeu o tratamento devido, que poderemos esperar de seus afluentes? O PSDB governa SP há 17 anos, tempo suficiente para realizar muitas obras, mas seu currículo é pobre, suas propagandas são impressionantes.

O PT dizia que faria muito após chegar ao poder e após oito anos tem propagandas, mas não tem conteúdo, não implantou o trem bala, não reformou aeroportos, não construiu estradas e nem reformou as existentes. Não vejo obras grandes, não vejo desenvolvimento sustentado.

O problema não está nos partidos e sim na falta de caráter dos seus ocupantes, eles mal acabam de se eleger e já estão preocupados com duas coisas, a saber:

1. Atender seus correligionários com cargos e benesses diversas como forma de quitarem suas “dividas de campanha”;

2. Se prepararem para as próximas eleições. Sempre de olho em reeleições ou em cargos maiores e mais rentáveis. Nada mais!

Nenhum comentário: