Seguidores

19 de fevereiro de 2012

Consocial - O que significa?

Estamos vivendo um momento especial e que não pode de forma alguma passar em branco pela sociedade civil organizada em nosso país. Estão sendo realizadas em vários munícipios a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social. Uma realização da Controladoria-Geral da União - CGU.

Convocada por Decreto presidencial de 08/12/10, a 1ª Consocial terá etapas preparatórias a realizarem-se de julho/11 a abril/12 em todo o Brasil, o que deve mobilizar mais de um milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1200 delegados esperados para a etapa nacional da Consocial que acontece entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.

A 1ª Consocial tem como tema central: "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública" e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

Além das etapas preparatórias estaduais e municipais, a sociedade poderá debater os quatro eixos temáticos da Conferência participando e realizando conferências livres e virtuais além de programas e atividades especiais como: concursos culturais, debates acadêmicos e seminários, encaminhando propostas à coordenação-executiva nacional, via portal da 1ª Consocial, para serem direcionadas aos estados e à etapa nacional conforme o âmbito indicado.

Em Bauru este evento acontecerá no próximo dia 28 de fevereiro na ITE – Instituição Toledo de Ensino das 08h00min às 17h30min horas. Todas as entidades organizadas da sociedade civil, poder público e conselhos de políticas públicas devem marcar presença e ajudarem a discutir e priorizar as propostas que devem ser levadas para a Consocial Estadual e posteriormente a etapa Nacional em Brasília.

A participação é franqueada a todos e o credenciamento será feito no local do evento. Participe, exerça sua cidadania e mostre na pratica aquilo que nem sempre a maioria tem a oportunidade de fazer.

Estes são os temas que vão ser discutidos na Consocial Bauru:  Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;  Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;  A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;  Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Ao final do evento serão eleitos os delegados do nosso munícipio que irão nos representar na etapa Estadual da Consocial, então, não perca, não deixe de participar.

Nenhum comentário: