Seguidores

7 de maio de 2013

Bolsa para tudo, menos governantes honestos!

“A história é uma galeria de quadros em
que há poucos originais e muitas cópias"
Tocqueville

Através da LEI No 10.219, DE 11 DE ABRIL DE 2001 durante o governo FHC foi criado o Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à educação via o programa Bolsa Escola. Um programa assistencialista que foi ampliada e um tanto quanto deturpado no governo Lula e permanece na gestão de Dilma.

Na esteiras um tanto quanto demagógicas e eleitoreiras outras “Bolsas” foram criadas, algumas favorecendo poucos, outras levando mais recursos do erário para fundos muitas vezes desconhecidos, afinal de contas, fiscalização não é o forte do nosso governo.

Da mesma forma como a reeleição é usada pelos governantes para atingir seus objetivos pessoais as Bolsas criadas foram igualmente utilizadas para fins eleitoreiros em todo pais, principalmente nas regiões mais pobres do Brasil.

Isso obviamente não desmerece em parte as suas criações, que talvez até tenham como pilar levar ajuda aos mais pobres na tentativa de retirá-los dos bolsões de miséria que ainda existem no país. Porém, é sabido que manter uma economia sustentável com a geração de empregos com carteira assinada sempre foi uma solução mais adequada para qualquer Nação.

Mas para provar que o uso indiscriminado com fins eleitoreiros aconteceu e ainda acontece, cito a “Bolsa Atleta” criada há sete anos durante o governo Lula em sua segunda gestão. Segundo o Jornal Correio Brasiliense “Dos 193 atletas contemplados com o programa do Ministério do Esporte nenhum deles chegou aos Jogos Olímpicos, e um terço deles nem pertence a qualquer federação esportiva do país”.

Nos dias atuais o Ministério do Esporte paga cerca de cinco mil bolsas por ano. Centenas são fraudadas e nos leva a ter certeza que nos demais programas Bolsa Escola, Bolsa Família e demais “bolsas” existam milhares de fraudes, desvios de finalidade, gente que está recebendo recurso que não precisa e milhares que estão enquadrados no princípio dos programas e não estão recebendo nada.

Assim é o Brasil, paraíso da corrupção, da ausência de uma Justiça que puna e faça com que corruptos e corruptores tenham medo de cometer delitos e crimes. Assim é o governo que rasgou sua cartilha e seu ideário em troca de Bolsa Voto e Bolso Cheio.

Nenhum comentário: