Seguidores

22 de outubro de 2017

O estilo tucano de enganar o contribuinte em SP!

Distorcem-se fatos para satisfazer teorias,
e não o contrário.
Sherlock Holmes

Uma prática muito comum em São Paulo desde 1995 quando o tucanato se apoderou do governo do Estado mais rico da nação é enganar o contribuinte e o eleitor anunciando obras que meses depois serão interrompidas. Ou ainda, postergando a solução de demandas urgentes que os prefeitos dos municípios solicitam.
Vou citar alguns casos para não alongar o texto demais, porém, com estes exemplos o eleitor de outros Estados e regiões do país poderá conhecer um pouco deste perverso estilo de governar de Alckmin, Serra e demais tucanos de SP.
As publicidades nas inserções e programas partidários mostram um Estado com as finanças no azul, obras em andamento e tudo maravilhoso. Entretanto, na vida real, nada disso está acontecendo, são mentiras ou meias verdades repassadas à exaustão para colar um modelo de administrador que definitivamente não existe em SP. Vamos aos exemplos:
No mês de janeiro de 2016, forte chuvas derrubaram pontes em estradas vicinais interrompendo ligações entre municípios da região centro oeste do Estado. Uma delas no município de Agudos – SP, teve o pedido de verbas para reconstrução atendido pelo governador após um ano e meio do ocorrido. Isso porque, o Prefeito foi à sede do governo diversas vezes lembrar a necessidade da verba.
A ligação entre Agudos e Bromélias é feita por uma vicinal de terra, sem asfalto (Século XXI?), mesmo no poder desde 1995, o governo do Estado não “conseguiu” resolver tão simples problema.
Em Bauru, o Hospital Manoel de Abreu foi fechado sem que a sociedade soubesse o motivo. Após várias criticas, a Secretaria de Saúde declarou que o mesmo passaria por reformas. Isso já faz dois anos e até o momento nada foi realizado. Tudo abandonado e a desculpa é que o processo de licitação está em andamento.
O mesmo aconteceu com a Escola Estadual Professor Francisco Alves Brizola, que está parada desde 2016, sem que uma simples reforma, solicitada um ano antes fosse realizada pelo governo. Até esta data, as obras não foram iniciadas. Os alunos estão estudando em bairro distante para desespero de seus pais e dos professores.
Em São Paulo, apenas uma obra foi designada para o Estado quando da organização da Copa do Mundo de 2014. A ligação entre o bairro do Morumbi e o Aeroporto de Congonhas por Monotrilho. A obra começou em 2012, nunca foi concluída e está paralisada por ordem do governador Alckmin. Talvez ele esteja esperando uma nova copa no Brasil. Obras do Metrô, Rodoanel e CPTM se arrastam paradas igualmente.
Desde 1995, os tucanos em época de campanhas eleitorais, prometem a ligação entre a cidade de Santos – Guarujá no litoral sul do Estado. Já prometeram viaduto e até um túnel no estilo europeu, com direito a maquete digital e muita publicidade. Até hoje, 23 anos depois, a passagem continua sendo realizada em Balsas antigas e perigosas.
Novamente em Bauru, tivemos uma rebelião no IPA- Instituto Penal Agrícola, que praticamente destruiu seus pavilhões no início de 2016. A reforma não saiu do papel e a Secretaria de Assuntos Penitenciários não sabe informar quando ela será realizada. O clima é de revolta entre os agentes penitenciários e os detentos por conta da situação de tensão e da deficiência de vagas que se agravou com a demora da reforma.
A ligação entre as cidades de Barra Bonita, estância turística importante da região e a cidade de Jaú, vem sendo solicitada pelos moradores há duas décadas, mas o PSDB até hoje não efetivou a licitação e o início das obras para duplicação da estrada que já matou centenas de pessoas neste período.
Assim é fácil dizer que tem finanças do Estado no azul, não atendendo os contribuintes e paralisando obras prometidas fica muito fácil, não é mesmo governador Alckmin?
Estradas construídas no período da ditadura militar, sob concessão para empreiteiros amigos, têm pedágios com valor obsceno na casa dos dois dígitos, enquanto centenas de estradas vicinais não possuem asfalto ou sinalizações adequadas para sua correta utilização.
A Saúde e a Educação ficam para um próximo artigo.

Autor: Rafael Moia Filho – Escritor, Blogger e Gestor Público.

Nenhum comentário: