Seguidores

9 de maio de 2018

Almas gêmeas!


A Cabalá já foi descrita como a matemática dos sentimentos; ela é uma ciência espiritual exata, que estudou cuidadosamente como os seres humanos pensam, aspiram e amam. Ela fornece descrições precisas de cada nuance de pensamento e sentimento; nos ensina a harmonizar mente e espírito e a compreender a complexidade do universo. Uma de suas inúmeras vertentes, baseada em indícios cósmicos, consegue responder quem combina com quem ou, o que faz duas pessoas se encontrarem e se manterem juntas?
Alma gêmea é uma expressão cabalista, por isso recorri a essa milenar tradição para entender o seu significado e procurar responder a essas indagações.
Talvez a resposta esteja em um dos escritos do mestre espanhol Joseph ben Abraham Gikatilla (1248 – 1305): “Quando um ser é criado, forçosamente o seu cônjuge é criado de forma simultânea, porque no Mundo Superior não se produz uma alma que não contenha o masculino e o feminino, como está escrito no versículo”. Gikatilla estava se referindo ao versículo 1:27 de Gênesis: “e o Divino passou a criar o homem à Sua imagem, à Sua imagem o criou, macho e fêmea os criou.”
Então é possível entender que, nessa etapa da Criação – no projeto ou na concepção - este ser espiritual, é Uno como seu Criador. É um andrógino reproduzindo por completo a imagem do Divino com todos os seus componentes. Ao tornar este ser carnal, isto é, ao cobrir seu espirito com o pó da terra e soprar nas suas narinas o fôlego da vida, o Criador resolve separar as duas polaridades: Eva foi retirada do lado de Adão porque era uma das metades daquele ser Uno.
O Sefer Há Zohar (o Livro do Esplendor, básico no estudo da Cabalá) também ensina que a nossa alma é una, contemplando as duas polaridades ou os dois aspectos: o masculino e o feminino que, no entanto, são separados quando aportamos neste nosso mundo físico.
Diz o Zohar: “Todas as almas do mundo, que são fruto das mãos do Todo Poderoso, são misticamente uma, mas quando descem a este mundo são separadas em macho e fêmea”. “Só o Criador e nenhum outro, pode uni-los, pois, Ele é o único a saber o par próprio de cada um. Feliz a pessoa que é reta nas suas obras e caminha na verdade, de forma que estas duas partes da mesma alma possam se encontrar”.

Autor: Paulo Cesar Razuk
Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Unesp – Campus de Bauru

Nenhum comentário: